Como anunciar na Geral Geek?

Chegou a vez dos vendedores e lojistas de terem um guia com todas as informações necessárias para começar a anunciar na Geral Geek. Aqui, o nosso propósito é esclarecer as principais dúvidas e fornecer algumas dicas para que você tenha os melhores resultados. Vamos lá?


Índice

Criando uma conta na Geral Geek

Cadastro de produtos

Compartilhando links

Categorias

Taxas

Impulsionamento de anúncios

Promoções e cupons de desconto

Postagem de produtos e transporte

Caixa e transferências

Bloqueios

Cancelamentos e devoluções

Mensagens e comentários

Reputação e avaliação

Pré-venda

Clube GG

FAQ

Como ter uma boa performance de vendas na Geral Geek?


Criando uma conta na Geral Geek

Existem duas formas de se cadastrar na GG, como pessoa física ou pessoa jurídica. Se você possui um CNPJ formalizado, você deve se cadastrar utilizando os dados de sua loja. Já, se você é colecionador e faz pequenos desapegos, o ideal é se cadastrar como pessoa física.


Importante: Nossa plataforma não emite nota fiscal para a venda dos produtos apenas pelo serviço de Marketplace.


Para o cadastro, serão solicitados os seguintes dados:


Imagem: Página de cadastro da Geral Geek.

Clique aqui e crie a sua conta. Lembre-se de ler os Termos e as Políticas de Privacidade da Geral Geek.


Obs.: “Me cadastrei com CPF e minhas vendas estão bombando! Tenho que migrar para pessoa jurídica?” Sim, é necessário. Assim que você tiver seu CNPJ ativo, mande uma mensagem para nossa equipe de suporte e eles vão alterar os dados para você. E-mail: [email protected].


Cadastro de produtos

Para iniciar o cadastro de produtos, você deve acessar o seu Dashboard e ir em Vendas > Cadastrar venda. Após selecionar a categoria do item, preencha todas as informações exigidas.


Para exemplificar, mostramos a seguir o formulário de cadastro para Funko Pop, a categoria mais vendida e procurada em nosso site.


Imagem: Página de cadastro de produto.

Como pode ver, é nesta página que deverá inserir as dimensões da caixa para o envio e elas devem ser precisas, pois, assim, você evita qualquer problema no momento de postagem em uma das unidades das transportadoras.


Outro fator importante é a seleção de imagens do produto. Nós sugerimos que a imagem principal tenha o fundo branco, sem qualquer interferência (marca d’água, logomarca ou alguma informação extra), porque existe uma relação direta com as exigências do Google Ads. Se houver alguma alteração na imagem, o Google vai impedir que o anúncio seja veiculado, afetando o seu desempenho e conversão.


Para finalizar esse tópico, há alguns meses, nós disponibilizamos a API do Bling em nossa plataforma. Com ela, você gerencia o seu estoque e suas vendas e faz a integração com outros Marketplaces. Massa, né? Veja aqui o tutorial.


Compartilhando links

Para compartilhar o link da loja e/ou de um produto, basta copiar o link que aparece no navegador e colar onde for fazer sua divulgação. A página da loja pode ser acessada em Dashboard > Minha Página.



Categorias

Como mostrado no post “Como comprar na Geral Geek?”, as categorias de produtos se estendem por todo esse universo Geek, desde chaveiro até colecionáveis e vestuário.


Imagem: Categorias de produtos da Geral Geek.

Uma novidade que já podemos adiantar é que pretendemos lançar duas novas categorias este ano: Livros, HQs e Mangás e Acessórios. Pode ficar tranquilo que vamos avisar quando for ao ar em todas as nossas redes!


Enquanto isso não acontece, o cadastro de produtos fica restrito às categorias acima. Se nossa equipe localizar algum anúncio irregular, ele será desativado e a loja poderá ser bloqueada da plataforma.


Taxas

“Tá, mas e o meu custo pra tudo isso?”


É o você deve estar se perguntando, né? Muito bem. Na GG, oferecemos uma taxa padrão de 8% (pronta entrega e pré-venda) e taxa Clube GG de 7%. Em todos os casos, é possível disponibilizar o parcelamento sem juros, a partir da cobrança de uma taxa de 12% sobre a venda.


Imagem: Taxas de comissão da Geral Geek.

Fala aí, tu já viu alguma taxa tão baixa assim entre os Marketplaces? 😌


Falando em parcelamento sem juros, para ativar essa funcionalidade, basta ir em Profile no seu Dashboard e ativar a opção equivalente. Confira mais infos aqui.


Impulsionamento de anúncios

Temos um conteúdo falando justamente sobre esse assunto, você pode acessar nesse link. Mas, resumidamente, em agosto/2021, apresentamos o Destaques Geral Geek, a nossa ferramenta de impulsionamento de anúncios que dá mais visibilidade aos produtos anunciados no site, sob a cobrança de R$2,49 por anúncio após a venda.


Quando você utiliza essa funcionalidade, seus anúncios são exibidos na página inicial (home) do site, nos primeiros resultados de busca, na página de produtos da loja e em uma página exclusiva.


Imagem: Destaques Geral Geek na home do site.
Promoções e cupons de desconto

Para conceder promoções e descontos aos seus clientes, você só precisa clicar no menu do anúncio e escolher a opção Promoção. Nela, é possível determinar o desconto em % ou R$ e a duração, bem como ativar o impulsionamento para entrar no hall Destaques Geral Geek.


Uma forma de realizar esse processo rapidamente é utilizando a Edição em Massa, na qual você consegue adicionar promoções e alterar os dados do anúncio e as dimensões da caixa de envio tudo de uma vez.


No que diz respeito aos cupons de desconto, você cria eles nessa área aqui e indica o nome do cupom, as datas de início e fim, a quantidade, o desconto, o valor mínimo e os demais elementos para utilização. Olha só:


Imagem: Página de cadastro de cupom de desconto na Geral Geek.

A página de cupons é esta aqui e o legal é que nós fazemos uma divulgação semanal dos cupons ativos em nossas redes sociais marcando e adicionando os links de cada loja.


Imagem: Página de Cupons na Geral Geek.

Postagem de produtos e transporte

No momento, a GG faz sua logística com duas transportadoras: Correios e Jadlog. Nos dois casos, geramos a etiqueta e a declaração de conteúdo (caso tenha CNPJ, a emissão da NFe é de responsabilidade da loja) e você despacha o pacote na unidade mais próxima do seu endereço. Para saber mais detalhes sobre os procedimentos da Jadlog, leia este post.



O prazo de entrega é informado no cálculo do frete no próprio anúncio ou pela ferramenta Calculadora de Frete, disponível no Dashboard. Esse prazo é uma estimativa informada diretamente pelo sistema dos Correios e da Jadlog.


Um ponto relevante é que todos os envios feitos pela Geral Geek possuem seguro contra roubo. Logo, caso o produto seja roubado/extraviado/perdido durante o transporte, tanto o lojista quanto o comprador recebem o reembolso do valor.


Informações extras:

  • Recomendamos que a postagem seja feita em até 2 dias úteis e que guarde o comprovante até a conclusão do pedido.

  • A etiqueta tem prazo de validade de 7 dias, a partir da data solicitada. Venceu? Entre em contato com o nosso suporte ([email protected]).

  • Caso seja PJ, você deve emitir a nota fiscal e enviar junto com a caixa e esta substitui a declaração de conteúdo.

  • Para oferecer Retirada em mãos, é necessário atingir 15 vendas pelo nosso site. Após isso, fale com a equipe de suporte para a liberação.


Caixa e transferências

Essa é a melhor parte! Pedido concluído, dindin na conta. 🤑


A cada pedido, o saldo fica com status ‘A Liberar’ até que o produto seja entregue para o seu cliente e o mesmo faça a avaliação da entrega e do produto. Após a avaliação do cliente, caso seja positiva, o saldo fica disponível em alguns minutos. Caso a avaliação seja negativa, será necessário que a equipe da Geral Geek analise o caso. Se o cliente não fizer a avaliação, o valor ficará disponível em até 7 dias corridos.



Depois que o saldo fica disponível, você pode acessar seu caixa e solicitar o saque.


Para isso, com a sua conta bancária cadastrada na plataforma (conta corrente ou poupança), você solicita a transferência do valor e essa operação deve ocorrer em até 2 dias úteis. Lembrando que há a cobrança de R$3,00 por transferência, independente do valor solicitado.


Bloqueios

🚫 Aqui vamos falar de duas situações: bloqueio na plataforma e bloqueio de usuário. 🚫


Sobre o bloqueio na plataforma, ele ocorre por alguma infração nos termos e políticas do site tanto para o vendedor/lojista como para o comprador.


Por exemplo, uma de nossas regras é não induzir a finalização ou negociação de pagamentos fora da plataforma usando nossos canais de comunicação. Infelizmente, muitos usuários cometem esse erro e são bloqueados permanentemente.


Quanto ao bloqueio de usuário, existe uma funcionalidade em que lojas e compradores podem se bloquear na plataforma. Com isso, a pessoa bloqueada não consegue ter nenhum tipo de comunicação e nem realizar compras ou vendas. Você pode também desbloquear o usuário, quando julgar necessário. A opção fica disponível no menu do pedido (em Vendas > Minhas Vendas ou Compras > Minhas Compras) e no menu da mensagem (em Mensagens > Mensagem). Para administrar os bloqueios, acesse esta página.


Cancelamentos e devoluções

O cancelamento pode partir do cliente como também da loja, porém, para ambos, é preciso informar a justificativa. E, então, seguimos com o reembolso. Como o valor fica retido na processadora de pagamentos, tanto pronta entrega quanto pré-venda, nosso financeiro realiza a programação e a transação ocorre de acordo com os nossos prazos.



Nossa equipe tem, atualmente, um prazo de até 15 dias úteis para finalizar o procedimento de cancelamento, podendo ser por:

1. Crédito no site: disponibilizado no mesmo dia e pode ser utilizado em qualquer loja e para a compra de qualquer produto anunciado no site da GG.


2. Estorno de compra realizada via boleto ou Pix: a Geral Geek tem um prazo de até 5 dias úteis para realizar a transferência para a conta bancária do cliente.

3. Estorno de compra realizada via cartão de crédito: reembolsamos o valor da compra para a administradora que tem um prazo de até 60 dias (2 faturas) para estornar o valor no cartão do cliente.


Em relação a devolução, feita a abertura da disputa pelo cliente, enviamos a etiqueta reversa por e-mail para que ele possa realizar o envio sem custos extras e, após o recebimento pela loja, nossa equipe faz a verificação. Estando tudo certo, liberamos o reembolso.


Se por acaso acontecer algum problema mais específico, entre em contato com o nosso atendimento que vamos resolver da melhor forma possível. E-mail: [email protected]br ou WhatsApp: (31) 99998-4558. Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 09:00 às 17:30.


Mensagens e comentários

Na área de mensagens e comentários, você consegue tirar as dúvidas dos clientes e enviar fotos dos produtos. Inclusive, se chegar alguma mensagem ou comentário, uma notificação é enviada para o seu e-mail. Tem que ficar de olho na caixa de spam ou lixo eletrônico, viu.


Reputação e avaliação

Na Geral Geek, temos um sistema de reputação que abrange a quantidade de vendas e as avaliações dos clientes. Em seu Dashboard, você visualiza em qual categoria está e o quanto falta para atingir o próximo nível.


Imagem: Tabela de níveis para lojas e vendedores na Geral Geek.
Pré-venda

“Como faço para anunciar pré-venda?”


Essa é provavelmente a pergunta mais recebida pelo nosso atendimento. Para ter anúncios na modalidade de Pré-Venda, é necessário atingir a categoria Construtor (100 vendas) e fazer a solicitação para a equipe de suporte. Será feito uma análise do desempenho da loja na plataforma e, quando aprovado, a área de criação de anúncios de pré-venda ficará à disposição do vendedor.


Não podemos deixar de mencionar que os Termos de Pré-Venda e Encomenda devem ser respeitados, evitando, assim, qualquer tipo de punição.


Clube GG

“Como faço para anunciar no Clube GG?”


E agora, a segunda pergunta mais recebida hehe. É basicamente, o mesmo sistema. A única diferença é a categoria, sendo a Guerreiro com 500 vendas finalizadas.


O Clube GG é o nosso programa de benefícios em que os clientes conseguem cupons, produtos e super descontos em suas compras pela Geral Geek. Neste post, você encontra mais informações sobre todo o funcionamento do Clube GGlink.



FAQ

No nosso FAQ, você encontra algumas respostas para as questões mais comuns que recebemos. De qualquer maneira, nossa equipe sempre vai estar às ordens para te atender.


Obs.: Em breve, teremos um novo FAQ mais elaborado e atualizado.


Como ter uma boa performance de vendas na Geral Geek?

Por fim, em um guia sobre como anunciar na Geral Geek, não poderíamos deixar de trazer algumas dicas para você manter uma reputação legal e ter um bom volume de vendas no nosso marketplace.


  • Priorize um bom atendimento

Fazer um serviço de atendimento ao consumidor de forma atenciosa é fundamental para fazer boas vendas. Fortalecer esse relacionamento com o cliente vai fazer a diferença!


  • Tenha organização

Manter a loja e os pedidos em ordem é ideal para evitar maiores problemas. Crie uma planilha e vá atualizando todas as informações relevantes. Se você é uma loja que realiza pré-vendas, é super importante manter os prazos e informações atualizadas para os clientes na plataforma.


  • Conheça o seu produto

Ter um conhecimento profundo sobre o produto que está vendendo é importante tanto para responder a dúvidas que o cliente possa ter quanto para te dar mais credibilidade.


  • Busque ajuda da comunidade

Deixe a vergonha de lado e peça ajuda e conselhos de vendedores mais experientes quando achar apropriado. É muito mais saudável ter lojas se apoiando e crescendo juntas, ainda mais nesse meio Geek. A união faz a força!


  • Faça muita divulgação

Além de suas próprias redes sociais, existem diversos grupos de WhatsApp, Telegram e Facebook para divulgar e compartilhar os links dos seus produtos. Estude também realizar parcerias com influenciadores do nicho para ter um alcance maior.


Com um trabalho consistente, você passa segurança para os compradores e aumenta ainda mais as suas vendas. Para nós, é uma honra fazer parte dessa trajetória. Conte sempre com a Geral Geek! E, para você que está chegando agora, seja muito bem-vindo! 😄



Agradecemos por chegar até aqui! 🧡


906 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo