Em qualquer processo de compra online, a devolução sempre gera muitas dúvidas. É algo simples e fácil de realizar, mas possui alguns detalhes importantes tanto para o comprador quanto para o vendedor. Neste conteúdo, reunimos todas as etapas do processo de devolução na Geral Geek.
Como solicitar a devolução
Para iniciar o processo de devolução, você deve ir no menu do pedido e selecionar a opção ‘Abrir disputa’. Nesta página, você vai indicar que deseja fazer a devolução pelo motivo que lhe servir:
Arrependimento, conforme o Código de Defesa do Consumidor;
Produto avariado ou diferente do anunciado;
Produto incompleto.
No campo 'Mensagem', você deverá descrever detalhadamente o problema e, se necessário, adicionar fotos e/ou arquivos comprobatórios. No caso de produto avariado ou diferente do anunciado, as fotos são essenciais para a análise de nossa equipe.
Importante: o prazo para abrir a disputa é de 7 dias corridos, contados após o recebimento do produto. Caso queira realizar a devolução, não faça a avaliação do pedido, pois isso impedirá a abertura da disputa.
Análise da disputa
A análise da disputa leva em torno de 48 horas, tudo depende da colaboração do vendedor e do comprador. Em todos os casos, são feitos contatos com as partes envolvidas para entender melhor o ocorrido e buscar uma solução positiva para todos. Por isso, é importante ficar atento aos nossos e-mails, pois podemos solicitar evidências adicionais a você.
A princípio, seguimos esses passos:
O vendedor tem até 2 dias para responder o nosso primeiro contato. Caso perca o prazo de resposta, a razão é dada ao comprador;
Caso a devolução seja aprovada por motivo de produto errado, incompleto ou com defeito, o valor de envio da devolução é descontado do vendedor.
Logística reversa
Após a aprovação da devolução, a etiqueta reversa é enviada para o comprador realizar a postagem do produto nos Correios em até 7 dias úteis.
É extremamente importante preparar a embalagem de envio com cuidado e proteção, uma vez que, caso o vendedor receba o produto de volta avariado, ele poderá solicitar um reembolso parcial para o comprador. Então, assim que o pacote é dado como entregue, nossa equipe faz contato com o vendedor para saber se chegou tudo certo. Estando tudo ok, partimos para a última fase que é o reembolso.
Liberação do reembolso
Depois da conferência com o vendedor, iniciamos o procedimento de reembolso. O prazo é de 5 dias úteis. Nosso financeiro realiza a programação da seguinte forma:
1. Crédito no site: disponibilizado no mesmo dia e pode ser utilizado em qualquer loja e para a compra de qualquer produto anunciado no site da GG.
2. Estorno de compra realizada via boleto ou Pix: a Geral Geek tem um prazo de até 5 dias úteis para realizar a transferência para a conta bancária do cliente.
3. Estorno de compra realizada via cartão de crédito: reembolsamos o valor da compra para a administradora que tem um prazo de até 60 dias (2 faturas) para estornar o valor no cartão do cliente.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso atendimento. 🙂
Comments