top of page

Funko original x Funko falso: como diferenciar?

Atualizado: 13 de set. de 2023

Os Funko Pops se tornaram uma febre mundial nos últimos anos. Infelizmente, devido ao seu sucesso, começaram a surgir no mercado réplicas baratas sendo vendidas como originais. Se você é um colecionador ou está pensando em começar a colecionar, é importante saber como identificar um Funko Pop falso para não ser enganado.


Aqui estão algumas dicas:

  1. Verifique a embalagem: os Funko Pops falsos às vezes têm embalagens de má qualidade ou não seguem o design padrão das embalagens originais. Alguns, inclusive, possuem erros de ortografia ou gramática.

  2. Verifique a qualidade da figura: os Funko Pops falsos podem ter detalhes ruins ou cores desiguais. Eles também podem ter partes móveis frágeis ou que se soltam com facilidade.

  3. Verifique o preço: se o preço de um Funko Pop parecer muito bom para ser verdade, é possível que seja falso. Compare o preço com o de outros Funko Pops similares para ter uma ideia do que é um preço justo.


Vamos falar agora sobre alguns mitos que circulam por aí:

  • O código da caixa obrigatoriamente deve bater com o do Pop:

Nem sempre. Isso porque, tanto no processo de empacotamento quanto no de importação, as caixas podem ser separadas das figuras para facilitar o transporte. Então, pode ocorrer a troca das caixas e dos Pops entre si.


Outra situação que também pode acontecer é os lotes divergirem na própria produção, uma vez que os Pops e as caixas são fabricadas separadamente. Por exemplo: Lote 1 tem 500 Pops e 500 caixas, mas 200 caixas tiveram imperfeições e foram descartadas, então estas 200 caixas vão ser refabricadas e vão estar com um código diferente.


Similarmente, isso aconteceu com o Funko Pop Cheshire Cat GITD exclusivo da BAM!, no qual o primeiro lote do Pop apresentou radiação e precisou ser destruído, então todos os Pops do lote 2 estavam com os códigos trocados, porque as caixas do lote 1 foram reaproveitadas.


  • Pops sem selo ou mal colados são falsos:

Não necessariamente, pois, com o passar do tempo, o selo pode perder a cola e cair ou sair da posição que estava antes. E, na linha de produção ou nas lojas revendedoras, o selo pode ser sim mal colocado.


  • Pops com selo Special Edition não são originais:

Mais um mito! O selo Special Edition nada mais é do que uma forma de indicar que o Funko Pop é uma edição limitada ou especial. Normalmente, o SE substitui o selo de uma loja norte-americana, como a Hot Topic ou a Walmart, em revendedores fora dos Estados Unidos.


  • Falhas de pintura e/ou resquícios de cola são fortes indícios de falsificação:

Também é uma inverdade. Como já falamos, o controle de qualidade da Funko peca nesses problemas. Portanto, Funko Pops com essas características não podem ser taxados como réplicas.


Confira, a seguir, um exemplo comparativo do Funko Pop Captain America #219:


Imagens retiradas do blog Para Tus Funkos


Um ponto importante para comentarmos é a diferença entre os Funko Pops antigos e os atuais. Desde o seu lançamento, as figuras evoluíram bastante. Antes, elas tinham um design mais simples e menos detalhado. Não havia tanta preocupação em ter um padrão de qualidade elevado, justamente por ser um produto de baixo custo de produção, logo, muitos defeitos eram recorrentes, como peças ou números de série faltando. Mas, hoje em dia, a Funko tem trabalhado para melhorar essas questões.


Fato é que esses produtos antigos ou defeituosos ainda estão no mercado, então é possível que você se depare com um deles e questione sua originalidade. Por isso, é sempre bom pesquisar a fundo, consultar quem entende do assunto e comparar com vídeos e imagens para chegar a uma conclusão.


Nesse último quesito, nós indicamos seguir o canal do Tio da Barba Branca no Youtube. Na série Just One Pop Showcase, ele possui mais de 3 mil vídeos mostrando detalhes de diferentes Funko Pops. Olha só:



Apenas lembrando que a Geral Geek possui uma nova política que impede anúncios de produtos falsificados na plataforma – confira aqui. Então, comprando pelo nosso site em lojas bem avaliadas, você não precisa se preocupar com a possibilidade de receber um Funko Pop falso!

12.436 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page