top of page

Como precificar Funko Pop?

Essa é, provavelmente, a maior dúvida que você tem quando vai vender ou desapegar de um Funko Pop, não é mesmo? O mais comum é ir em grupos ou consultar aquele amigo que entende do assunto para conseguir chegar em um valor legal de venda. Então, para complementar sua pesquisa, neste conteúdo, reunimos os principais fatores que influenciam o valor de um Funko Pop e vamos fornecer dicas úteis para determinar seu preço de forma adequada.


1. Edição Limitada e Exclusividade:

Imagem: Selos de reposição 'Exclusive' e 'Special Edition' / @watch_this_space.

Uma das principais considerações ao precificar um Funko Pop é a sua edição limitada e exclusividade. Muitas vezes, os Funko Pops lançados em edições limitadas ou exclusivas de convenções, lojas ou eventos especiais possuem um valor mais alto devido à sua raridade. Pesquise a disponibilidade e a popularidade dessas edições para ter uma ideia do seu valor de mercado.


2. Estado da Caixa e Condição do Item:

O estado da caixa e a condição geral do Funko Pop também afetam seu valor. Colecionadores preferem itens que estejam em perfeitas condições, com caixa intacta, sem danos visíveis, amassados ou rasgos. Quanto melhor o estado do item, maior seu valor de mercado. Verifique cuidadosamente a caixa e o boneco em busca de quaisquer defeitos antes de definir o preço.


*Dica extra: na comunidade de colecionadores Funko, existe uma sugestão de reduzir em 30% o valor do Pop, caso ele não tenha mais a caixa (loose).


3. Demanda e Popularidade:

A demanda e a popularidade de um Funko Pop são fatores-chave na precificação. Personagens famosos e séries populares, por exemplo, costumam ser mais procurados, o que aumenta seu valor. Acompanhe as tendências do mercado, verificando sites especializados e grupos de colecionadores para ter uma noção da demanda e da popularidade dos Funko Pops que você possui.


4. Exclusividade Geográfica:

Certos Funko Pops são lançados exclusivamente em determinadas regiões ou países, o que cria uma escassez geográfica, afetando seu valor. Se você possui um Funko Pop que só está disponível em um determinado local, pode considerar ajustar o preço de acordo com a demanda potencial de colecionadores que não têm acesso fácil a essa peça específica. Podemos exemplificar com os Pops da linha Asia, os quais representam figuras da cultura asiática e são bem difíceis de encontrar por aqui, como o Hanuman #42 e o Tossakan #45.


5. Pesquisa de Mercado e Comparação de Preços:

Uma pesquisa de mercado abrangente e uma comparação de preços são fundamentais para precificar seu Funko Pop de forma competitiva. Pesquise em sites de lojas, marketplaces, como a Geral Geek, e grupos de colecionadores para obter uma noção dos preços atualizados. Considere o estado do item, a raridade e a demanda ao definir seu preço, para que esteja de acordo com o mercado.


*Dica extra: utilize o site Pop Price Guide (PPG) para estudar os preços dos Funko Pops. Além de ser um administrador de coleção, o PPG é um guia de preços. Ele determina os preços dos Pops de acordo com a média de preços das últimas peças vendidas no eBay, que por si só já é uma boa fonte de pesquisa também. É importante observar que estamos falando do mercado norte-americano. Muitas vezes, os preços de lá não se aplicam no Brasil, pois devemos considerar a cotação do dólar, frete internacional, taxação da Receita Federal, etc. Isto é, faça as contas certinho para não exagerar ou ser muito modesto na precificação dos seus Funko Pops.


Lembre-se de que o valor desses colecionáveis pode flutuar com o tempo, por isso é importante ficar atualizado com as tendências do mercado. Com todas essas informações, você estará pronto para tomar boas decisões ao comprar, vender ou avaliar o valor dos seus Funko Pops. 😄

221 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page