top of page

SDCC: O que é o evento? Como é a participação da Funko?

Atualizado: 12 de jul. de 2021

A cada ano, a Funko revela diversos colecionáveis exclusivos da SDCC, inclusive os nossos amados cabeçudos, mas você sabe como funciona tudo? Tem dúvidas sobre esse assunto? A GG te ajuda! Reunimos as principais informações sobre a Comic-Con e como é a participação da Funko. Bora lá? 😊


Sobre a SDCC

Imagem: Daniel Knighton / Getty Images

A San Diego Comic Con (SDCC) começou lá em 1970, quando um grupo de fãs de HQs, filmes, ficção científica e literatura fantástica se uniu para fazer a primeira convenção no sul da Califórnia. Depois de algumas mudanças de nome e localização, o evento se estabeleceu no Centro de Convenções de San Diego e, ao longo dos anos, apresentou milhares de convidados, entre criadores de quadrinhos, diretores de cinema e televisão e grandes atores e atrizes de Hollywood, tornando-se a principal convenção de cultura geek do mundo.


No último ano, em decorrência da pandemia da COVID-19, a SDCC aconteceu em um formato virtual sob o nome Comic-Con@Home e teve os painéis disponibilizados no seu canal oficial do Youtube, contando com diferentes conteúdos como Star Trek, His Dark Materials, Os Novos Mutantes, The Boys, Vikings, entre outros.


Imagem: Divulgação / Comic-Con

Em 2021, vai ser quase igual. Vamos ter a 2ª edição da Comic-Con@Home nos dias 23, 24 e 25 de julho e um evento presencial marcado para o feriado norte-americano de Ação de Graças, entre os dias 26 e 28 de novembro. De acordo com a organização, é esperado que a situação da pandemia esteja mais controlada e que apresente condições para um encontro nos moldes da versão original.


A Funko na SDCC


Estande da Funko na SDCC 2019. Imagem: Forbes.

Como explicado no nosso Dicionário Funko, a empresa sempre participa de grandes eventos da cultura pop, o que inclui a SDCC, claro. No formato presencial, eles têm um estande todo dedicado aos produtos exclusivos do evento, principalmente os Funko POPs, e para comprar, é necessário ser sorteado em uma loteria virtual. Ou seja, além do ingresso para o evento em si, você precisa ser selecionado dentre milhares de Funatics. Não é fácil não… Maaas, com o formato digital, isso mudou um pouco.


Na chamada Funko Virtual Con, além de lives e sorteios, a Funko anuncia os colecionáveis exclusivos e os disponibiliza em sua loja online. A venda também acontece pelo sistema de loteria, em que o usuário tem um acesso antecipado ao site, e, posteriormente, fica à disposição de todo o público.


Além de tudo, tanto no presencial quanto no virtual, existe mais uma forma de adquirir os Funko POPs da SDCC e é através das lojas compartilhadas. A Funko fecha parcerias com diferentes revendedores e eles oferecem esses produtos exclusivamente durante a Comic-Con ou até esgotarem os estoques. Alguns exemplos são: Hot Topic, Box Lunch, Target, GameStop, Toy Tokyo, etc.


Imagem: @funkodojo

“É por isso que têm selos diferentes?” Exatamente! Os produtos vendidos no estande ou no site para os ganhadores da loteria, normalmente, apresentam o selo com o logo da SDCC, enquanto que os das lojas compartilhadas possuem apenas o ‘Summer Convention’.


*Uma observação importante: as peças realmente são limitadas. Em algumas, a Funko informa a quantidade disponível e vende apenas no evento. São as que recebem o nome ‘Show Only’. As demais também têm um limite, mas são em quantidades maiores. De qualquer forma, todas são fabricadas somente para a convenção e viram vaulted logo depois.



Para este ano, aparentemente, os lançamentos da SDCC vão acontecer na FunKon 2021, que vai oferecer vendas online e um evento presencial na loja Funko Hollywood durante a primeira semana de agosto. Até o momento, não houve confirmação se este será um evento separado ou uma substituição da Comic-Con.


Continue nos acompanhando, pois assim que os anúncios começarem, vamos divulgar aqui no blog e nas redes sociais da GG. E, claro, na sequência, nossos lojistas parceiros vão abrir as pré-vendas dos Funko POPs exclusivos da SDCC 2021. Não perca!

141 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page