top of page

Dicionário Funko

Atualizado: 5 de jul. de 2021



Você caiu de cabeça no colecionismo de Funko? Fica boiando com uma palavra em um anúncio? Precisa saber o que significa tal coisa? Pode parecer língua de wookiee, mas nós da GG te ajudamos a entender.


Nós montamos uma lista, em ordem alfabética, com todos os termos mais comuns e tudo bem explicadinho para você. Confira:


4 inch / 4 polegadas: é o tamanho padrão de um POP.


6 inch / 6 polegadas: esse já é um pouco maior do que o padrão. Normalmente, é feito para personagens mais altos para manter uma escala legal. Por exemplo: o Giant Man #135, a Madame Maxime #102, o Reinhardt #178 e por aí vai.


10 inch / 10 polegadas: os chamados POPs gigantes têm pouco mais de 25cm de altura. É quase como ter o personagem ali na sua sala, tipo o Baby Groot #202.


18 inch / 18 polegadas: aqui o negócio toma outra proporção (literalmente rs). É DO TAMANHO DE UMA CRIANÇA! A Funko começou com um Batman na versão clássica, emendou na versão 1966 e agora, temos também Harry Potter com a Edwiges, Dancing Groot e Pikachu. E deve vir muito mais! hahaha


Album: é uma linha de POPs que imitam capas de álbuns de artistas musicais. Exemplos: Ace Of Spades do Motorhead #08, Hybrid Theory do Linkin Park #04, Highway To Hell do AC/DC #09, etc.


Blister: é o plástico que vem dentro da caixa protegendo o POP.


Bobblehead: são POPs que balançam a cabeça, possuem uma mola nela. Por conta de licenças, praticamente todos os POPs da Marvel e de Star Wars são assim.


Bootleg: é um produto falso/pirata. Não vale só para Funko não, hein!


Chase: é uma variação de um POP comum e, geralmente, uma raridade, por conta da quantidade produzida. Quando o revendedor recebe a caixa da Funko, acontece o seguinte: a cada 6 POPs, 1 deles será chase. Normalmente, ele possui algum detalhe diferente do regular, mas há casos de ser um modelo diferente, como os de Clube da Luta. O regular é o Tyler Durdeen e o chase é o Narrator with Power Animal. O que é algo sensacional para o contexto do filme!


Chrome / Cromado: é uma variação que traz um efeito cromado na pintura do POP. Para exemplificar, temos os POPs comemorativos dos 10 anos do Universo Cinematográfico Marvel pintados em dourado: Iron Man #375, Captain America #377, Gamora #382, Black Panther #383, etc.


Coming soon (no app da Funko): é um status para POPs que serão re-estocados em breve.


Comum ou regular: é um POP distribuído em grande escala, então pode ser encontrado com facilidade em diferentes lojas.


Comic Cover: anunciada recentemente na Funko Fair, é uma linha que recria capas de HQs famosas. A primeira é a do Superman com a capa da HQ Action Comics #1 de 1938.


Con / Feira: a Funko sempre se faz presente e lança POPs exclusivos nos eventos mais populares do mundo Geek, como a Emerald City Comic Con (ECCC), a WonderCon, a San Diego Comic Con (SDCC), a New York Comic Con (NYCC) e a Los Angeles Comic Con. Ultimamente, devido a pandemia da COVID-19, as feiras têm acontecido de forma virtual e a Funko realiza as vendas dos produtos exclusivos de cada uma através de seu site.


Custom: é um item não produzido oficialmente pela Funko (ou qualquer outra empresa, tá?). O customizador, artista ou fã cria essa peça do zero e/ou altera detalhes de um POP existente para se parecer com um personagem que ainda não foi fabricado.


Diamond: é uma coleção em que a Funko adiciona glitter em algumas partes ou por todo o POP. A grande maioria tem exclusividade com a Hot Topic e são personagens da Disney. Alguns exemplos são: Olaf #583, Dapper Sally #313 e Dumbo #50.


Dorbz: é um outro colecionável da Funko, que, infelizmente, foi descontinuado. São menores do que um POP e têm um formato de corpo e expressão facial constante.


Exclusivo: a Funko define qual loja vai receber, com exclusividade, determinado POP. Desse modo, pode ser a Hot Topic, Target, Walmart, Toy Tokyo, BoxLunch e muitas outras, e aí, vem o adesivo da respectiva loja na frente da caixa. Pensando no mercado exterior, eles passaram a indicar essa exclusividade com o selo Special Edition, muito comum para POPs vindos do Paraguai (e não são falsos, tá?). Fora isso, existem também os exclusivos de feira (SDCC, NYCC, ECCC, etc), que são vendidos no evento e/ou em lojas, como as já mencionadas.


Flipper: é uma pessoa que utiliza bots (robôs) para comprar vários POPs de alta demanda, revendê-los por valores bem altos e ter maior lucro. (E, lamentavelmente, a Funko nunca deu jeito nisso 🙄).


Flocked / Flocado: é um POP que possui uma textura de “pelinho”, lembra pelúcia. Um recente é o POP do Chandler de Friends vestido de coelho #1066, exclusivo da Target.


Freddy Funko: é o mascote da Funko.


Funko: é a empresa, propriamente dita, que produz nossos amados cabeçudos e diversos outros produtos.


Funko Fair: neste ano, ao invés de anunciar os seus novos produtos em eventos como London Toy Fair e New York Toy Fair, a Funko decidiu fazer um próprio. Em sua primeira edição, eles revelaram alguns lançamentos para o primeiro semestre, como os POPs de A Múmia, Drácula de Bram Stoker, The Umbrella Academy, Alice no País das Maravilhas e muitos outros.


Funko Shop: é um item vendido exclusivamente na loja da Funko, podendo ser nas unidades de Hollywood/CA, Everett/WA, San Diego/CA, Chatsworth/CA ou London/UK ou no site funko.com/shop.


Glitter: essa é uma variante muito semelhante ao Diamond, mas é feito de uma forma mais contida. Eles adicionam o glitter em alguns detalhes do POP. Por exemplo, a Aurora #325, exclusiva da Books a Million (BAM!), tem glitter apenas no vestido.


Glow In The Dark (GITD): é um colecionável que brilha no escuro. Costuma ser exclusivo ou chase. Aprenda como ativar aqui.


Grail: no colecionismo, é usado para se referir a um item MUITO caro e difícil de se encontrar (na maioria das vezes, as duas coisas hahaha).


Loose: é um produto sem caixa.


Metallic / Metálico: é um efeito metalizado que se tem na pintura do POP. Britney Spears #98 da Barnes & Noble, Magneto #62 da Hot Topic e Gohan #813 da GameStop são alguns exemplos.


Mint: é uma palavra usada para descrever a condição perfeita da caixa e do POP.


Movie Moment: é uma linha de POPs reencenando uma cena famosa ou icônica de um filme, série ou anime.


Mystery Box: uma loja pode vender uma caixa com um POP aleatório e outros itens dentro e você descobre esse mistério quando a recebe. Podemos pegar como exemplo a caixa Marvel Collector Corps (MCC), vendida pela Amazon, que geralmente contém 1 ou 2 POPs, camiseta, chaveiro, adesivo, entre outros itens.


Mystery Mini: é um colecionável da Funko que vem numa caixinha lacrada, trazendo o mistério de qual personagem está dentro.


Número na caixa: na teoria, é a numeração em ordem de lançamento de uma determinada série de POPs. Por exemplo, o POP do Edward Mãos de Tesoura #980 é o 980º da linha Movies. Apesar disso, na real, é um rolê desorganizado, porque, às vezes, eles pulam o número ou colocam repetido.


Pack: é o nome dado para quando tem mais de um POP na mesma caixa.


POP!: é o colecionável mais popular da Funko (e a fonte do nosso vício kkkk).


Pop Price Guide (PPG): é um site em que você pode ver o valor atual de um produto da Funko. Então, se um dia precisar vender um popinho, dê uma olhada lá. Vale observar que o sistema se baseia no mercado dos EUA, por isso, é importante fazer uma média com o daqui do Brasil.


Ride: é uma linha de POPs com personagens em veículos icônicos, como o Marty McFly na Time Machine #02.


Rock Candy: é mais um colecionável da Funko, em sua maioria, de personagens femininas. Apresentam características mais proporcionais e em um estilo de desenho animado.


Set: é a coleção completa de uma linha específica de POPs.


Shared / Compartilhado: é o nome usado para exclusivos de feira compartilhados com lojas revendedoras da Funko. Inclusive, o selo se diferencia do vendido na feira. O selo de loja compartilhada segue a estação do ano de quando acontece o evento. São eles: ECCC = Spring Convention, SDCC = Summer Convention e NYCC = Fall Convention.


Specialty Series: são POPs exclusivos disponibilizados por lojas de varejo menores. Electro #545, Sasuke Uchiha #698, Popeye #369, Dwight Schrute #1010 são alguns exemplos.


Vaulted: é um item que a Funko parou de fabricar e, por isso, tende a ser mais difícil de encontrar e mais caro, devido à sua raridade e quantidade limitada.


Wacky Woobler: é o primeiro colecionável lançado pela Funko. Esses têm um corpinho com a cabeça que balança e, claro, são mais antigos.


Wave: é usada quando acontece uma “onda” (sacou?) de lançamentos anunciados pela Funko.


E aí, gostou da lista? Sentiu falta de algo? Comenta aí embaixo ou chama a gente no pv. 😉


Todos os produtos da Funko você encontra no marketplace Geral Geek. Clique aqui e confira os anúncios disponíveis!

1.510 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page